Aulas em casa
Estamos vivenciando algo tão novo com esse covid19 que fica muito difícil entendermos o que está acontecendo realmente, porque o novo sempre nos assusta. Nossa casa, nosso trabalho, nossas relações, tudo ficou INCERTO e porque não dizer um velho ditado “de pernas pro ar” e no meio desse turbilhão de coisas temos as escolas e os nossos filhos em casa para estudar on-line. E agora? Diante deste cenário e sabendo da preocupação que cada família tem em relação às escolas e precisamente das aulas em casa, pensei em oferecer algumas dicas que possam ajudar a amenizar o desconforto que tudo isso vem trazendo.
Uma dificuldade encontrada pelas famílias foi a falta de interesse dos filhos para assistirem as aulas e realizarem as tarefas online. Isso é até um pouco natural, porque a rotina e os estímulos que a escola oferece nem sempre temos em casa, não é? Na escola tem a troca de aulas, sai professor e entra professor, nesses momentos eles conversam com os colegas, marcam cinema, discutem aquele “jogo da hora”, contam fatos e assim o dia transcorre. O intervalo, ah que delicia, eles se sente livres, os pequenos correm sem parar e os maiores juntam-se em grupinhos e milhares de assuntos surgem. Pois é! e em casa? O que eles encontram? Cobranças! Essas cobranças faz todo sentido, pois os pais precisam que os filhos realizem as tarefas porque vêm as notas, o fim do ano, a cobrança dos professores e a preocupação que a escola pense que os pais não estão ajudando e todas as incertezas em relação a esse ano letivo.
Como contribuição para esse cenário, sugiro a elaboração de uma rotina de trabalho, junto com a criança e ou adolescente. Essa rotina deverá ser escrita e colocada em um lugar visível para todos.
A rotina traz organização, autonomia, evita momentos de correria e afasta o stress, principalmente, quando as crianças participam contribuindo com suas opiniões.
A rotina quando criada em conjunto e mais fácil de cumprir, evita a ansiedade porque já sabemos o que vai acontecer, organiza a vida dos pais e das crianças e ainda atua no emocional e no cognitivo.
Lembrando que a flexibilidade e a paciência são elementos indispensáveis para que tudo de certo.
Como fazer?
- Escolher um ambiente único para estudar.
- Elaborar um cronograma de horário de estudo (tempo que a escola vai estar no ar)
- Elaborar um cronograma de horário das tarefas de “casa”.
- Traçar uma meta para cada dia, para as lições de casa e trabalhos.
- Iniciar pelas tarefas mais fáceis.
- Para as atividades mais difíceis ou longas, estabeleça metas claras e curtas. Ex. vamos fazer uma parte agora e a outro após o almoço ou no período da tarde, para leitura de um livro, vamos ler 2 páginas por dia.
- Fazer pequenas pausas, tomar água, ir ao banheiro, comer uma fruta, etc. (tudo combinado e escrito).
- Incluir nessa rotina um tempo pré- determinado para relaxar, deixe o seu filho fazer o que mais gosta (celular, vídeo game, TV, etc.).
- Incluir também nessa rotina o que você, pai ou mãe, mais gostem de fazer, (cozinhar, ler jornal, assistir TV, ler um livro, internet, whatsapp, etc.).
- Lembrando que o que é “combinado não caro” e cada um respeitando o momento do outro e cumprindo toda a rotina.
- Caso alguma coisa no início não de certo, vamos sentar juntos, revisar e mudar o que for necessário na rotina.
Sirlei A. de Freitas
Psicopedagoga, Psicomotricista Educacional, Terapeuta em Analise do Comportamento Aplicada em Tea.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!