Rotina para a criança

É importante sempre manter uma rotina com as crianças, até mesmo nesse momento em casa. Horário para dormir, acordar, tomar banho e fazer as refeições são os primeiros cuidados. Depois podemos pensar em momentos para ver desenho, brincar livremente e fazer alguma brincadeira ou “atividade” dirigida, como jogo de tabuleiro ou cartas.

Colocar a criança fazendo parte de atividades da casa, como ajudar na cozinha em uma receita, ligar a máquina de lavar, ajudar a colocar roupa no varal, colocar comida para um bichinho de estimação…, também lhe trará benefícios. Ela se sentirá parte dessa rotina, terá um incentivo para o desenvolvimento motor e para assumir pequenas responsabilidades.

A rotina irá ajudar a criança a se organizar lhe trazendo segurança emocional e excelentes benefícios no desenvolvimento cognitivo, como a compreensão de sequência lógica, que amplia para orientação temporal, facilidade para entender e criar histórias, por exemplo. São pequenas coisas do dia a dia que podemos fazer com a criança naturalmente e contribuir imensamente em seu desenvolvimento.

Vamos aproveitar e tirar o melhor desse momento juntos!

Aline Souza – Neuropsicopedagoga e Arteterapeuta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *