APRAXIA

Apraxia é uma dificuldade na realização de movimentos complexos, estando mantidas as vias motoras e as atividades intelectuais. O paciente tem plena consciência do ato a ser realizado, não há problemas gnósicos (perceptuais), de atenção ou rebaixamento de inteligência significativa. 

Apraxia construtiva é a dificuldade na execução de gestos ou tarefas orientadas no espaço segundo um sistema de coordenadas, como por exemplo, em provas de orientação direita e esquerda ou na realização de quebra-cabeças, e é decorrente de lesões nas áreas terciárias do córtex perieto-têmporo-occipital.

Apraxia motora, que é decorrente de lesões nas áreas secundárias dos lobos frontal e parietal, que são áreas de associação justapostas às áreas primárias dos respectivos lobos. É subdividida em dois grupos: Apraxia eferente e aferente.

A Apraxia Eferente, decorrente de lesão na área secundária frontal (área 6 de Brodmam), que resultaria em dificuldade na ¨passagem suave de um elemento motor para outro¨, dando uma perda da ¨melodia cinètica¨ do movimento e que pode se manifestar nos membros superiores, e se afetar os movimentos motores acarretará em Afasia Motora Eferente (Afasia de Broca). 

A Apraxia Motora Aferente causada por lesão na área secundária parietal, área 5 e partes das áreas 7 e 40 de Broadmann, resultaria em ¨prejuízo das sínteses aferentes¨ necessárias, com conseqüente dificuldade na execução de movimentos diferentes e perda da fineza e precisão manifestada quer em membros superiores, quer nos movimentos articulatórios, com dificuldade na realização de articulemas semelhantes, resultando numa Afasia Motora Aferente.

                                                                       Fga Vanessa Netti Ortega Antochiw

                                                                                                         CRFa 2-7138

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *