Educar para vida – Amor próprio

Para refletir… 

Seu filho desenvolverá amor próprio se ele realmente sentir-se amado. Porém, não devemos amar nossos filhos segundo os critérios e valores, mas conforme as necessidades dele. Criança, por exemplo, de zero a dez anos, necessita de muito beijo, colo, abraço e carinho, ao passo que em outras fases, possui outras necessidades. O importante é saber que independente da fase que seu filho estiver vivenciando, ele precisa se sentir amado. 
Pai e mãe vocês não podem esquecer que seu filho anda com uma “placa” pendurada no pescoço. Essa “placa”acompanha-o por toda a vida, seja na escola, no trabalho, aonde quer que ele esteja, está sempre com essa “placa”. Mas vocês devem estar perguntando: “Que placa é essa que eu nunca vi?”. É uma “placa”invisível com os seguintes dizeres: “me ame”, “me conquiste”, “me valorize”, “me faça sentir importante”, “me dê atenção”. A primeira pessoa que preencher esses requisitos, ganhará o coração de seu filho.
Pais, fiquem atentos: ou vocês conquistam seus filhos, ou o mundo irá conquista-los e, nem sempre, para o caminho do bem.
Tem muito pai e mãe amando seus filhos de forma inadequada. Preocupados em oferecer-lhes de tudo, entram em uma correria no seu dia-a-dia, trabalhando muito, fazendo muitas horas extras, projetos e cursos, tudo para atender as necessidades materiais do filho. Mas, cuidado, papai e mamãe… Nessa preocupação em querer oferecer de tudo para seu filho, você pode esquecer do principal: de “você mesmo, pai ou mãe”, o maior tesouro que seu filho necessita….
Ser pai e mãe é preparar o filho para a vida. Essa missão não se contrói de um dia para o outro, por isso ele precisa do seu olhar, da sua atenção, do seu coração, do seu tempo.

GARCIA, Everaldo. Educar para a vida, um desafio para os dias atuais. SP: Ed. Palavra e prece, 2009, p. 16

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *